Xanxerê registra mais de 240 milímetros em 48 horas

As fortes chuvas das últimas horas castigaram muito o município de Xanxerê. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram mais de 240 milímetros nas últimas 48 horas.

Os De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Zape, a forte chuva causou inúmeros estragos em ruas e bairros do município, bem como nas estradas do interior. Segundo ele, o maior problema registrado foi na cabeceira do rio, na linha Passo Trancado, aonde a água acumulou e percorreu todo centro da cidade.

As equipes da Prefeitura de Xanxerê estão desde cedo trabalhando na limpeza das ruas e estradas do interior. Desde ontem as equipes trabalham também na reconstrução de uma ponte na Linha Invernadinha, que teve parte levada pela força da água.

O secretário salienta que no ano de 2017 foi iniciada uma limpeza no rio Xanxerê, mas algumas pessoas não concordaram com a limpeza do mesmo e a máquina foi apreendida na época. “Tivemos que paralisar a limpeza do leito do rio por cerca de oito meses, mas depois disso retornamos com a limpeza e desassoreamento do rio, retirando muita lama e lixo. O problema é que há muitos locais que a máquina não consegue entrar para poder fazer essa limpeza”, destaca Zape.

A chuva de ontem, segundo o secretário, foi histórica e “infelizmente não há o que possa ser feito com uma chuva tão intensa em um curto espaço de tempo como a de ontem. Há cerca de 15 dias trabalhávamos com um plano para enfrentarmos a estiagem e hoje estamos enfrentando este problema com o excesso de chuva em um curto espaço de tempo”.

As equipes da Prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão realizando um levantamento dos estragos feitos pela chuva nesta quarta-feira para avaliar se o município irá decretar ou não estado de emergência.

PLANTÃO SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza um telefone de plantão para as famílias que estejam precisando de roupas ou alimentos neste momento. Quem estiver precisando de auxílio neste momento pode ligar para o  (49) 98893-3657.