Blitz marca ação de conscientização no enfrentamento da violência contra a mulher

Com o objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância no enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar, através da Rede Catarina, e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram nesta sexta-feira (27) uma blitz no centro de Xanxerê realizando a entrega de panfletos orientativos dentro das ações da campanha do Agosto Lilás.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, que acompanhou a ação juntamente com o prefeito Oscar Martarello, além de divulgar os serviços especializados da rede que prestam atendimento à vítima e os mecanismos existentes, os organizadores visam sensibilizar e conscientizar a comunidade em geral acerca da violência contra a mulher e os casos feminicídios no município.

A campanha iniciou na segunda quinzena de agosto, com entrevistas de divulgação nos veículos de comunicação que trataram do tema e encerra neste sábado (28) com o segundo dia de entrega de material orientativo.

A Prefeitura de Xanxerê tem políticas, ações e programas que atendem situações de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas através do Disque 180 ou pelo CREAS pelo telefone 3441-8548.Além disso, a Polícia Militar, através da Rede Catarina, visa auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Além dos números para denúncia, a PM disponibiliza o botão do pânico,  uma ferramenta dentro do aplicativo PMSC Cidadão, para vítimas de violência doméstica. A partir do seu acionamento, é gerado uma ocorrência para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que empenha a guarnição mais próxima disponível para atender o fato.