Projeto Semear encerra com workshop para mulheres no parque da Femi

Mulheres Inteligentes Evoluem Juntas. Este foi o tema do workshop que encerrou na tarde deste (14) as atividades do projeto Semear – uma vida sem violência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi e foi ministrado pela palestrante Juci Borges.

De acordo com a diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e uma das idealizadoras do projeto, Luciana Contini, o projeto, que teve início no mês de agosto junto com as comunidades, deu muito certo. Segundo ela, Falar sobre violência, principalmente às mulheres do campo não é fácil e ao longo da caminhada foram identificadas várias situações de violência que foram inseridas dentro dos serviços da Assistência Social e que hoje estão em acompanhamento e rompendo o ciclo de violência. “O mais gratificante é saber que o projeto teve uma razão, um propósito e de fato se concretizou, pois conseguimos fazer uma mudança de vida para muitas mulheres e isso nos deixa muito feliz. Este é um tema que precisa ser continuado, porque a violência é muito presente na vida das pessoas, só não é falado, infelizmente”.

O projeto é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Políticas Ambientais e de Assistência Social, com patrocínio da Sicoob Credimoc, o qual beneficiou 124 mulheres ao longo dos últimos meses. O objetivo do projeto foi o de promover o combate a violência contra às mulheres do campo.

O secretário de Agricultura e Políticas Ambientais, Edson Zape, agradeceu as idealizadoras do projeto Alexsandra dos Santos, diretora de Agricultura, Samantha Roloff, coordenadora de Proteção Social Especial, e Luciana Contini, diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e disse que o objetivo é manter o projeto ativo na secretaria, buscando torná-lo um projeto de lei para que o mesmo tenha continuidade sempre. “Só tenho a agradecer a todos os que estão envolvidos no projeto, que acreditaram e que o tornou viável ao longo dos últimos cinco meses, de forma especial ao Sicoob Credimoc pelo patrocínio, o qual já deu a garantia de manter o Projeto Semear em 2020”.

O objetivo é ampliar o número de polos para 2020, aumentando ainda mais a rede de solidariedade entre as mulheres do campo.