Alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê são destaques da OBMEP e OMOC

Os alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê das Escolas Municipais de Educação Básica Vista Alegre, Monteiro Lobato, Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Pequeno Príncipe receberam na manhã desta sexta-feira (13) uma menção honrosa da Secretaria Municipal de Educação pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC ).

A OBMEP acontece todos os anos a partir do 4º ano e vem sendo muito disputada pelos alunos das escolas públicas e privadas do Brasil. O objetivo principal é estimular e desmistificar o estudo da matemática, influenciando na melhoria do ensino e detectando jovens talentos.

Já a OMOC, promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul, visa incentivar os alunos no estudo da matemática, quebrar tabus com relação a sua dificuldade e contribuir para o fortalecimento da autoestima das crianças na conquista de novos espaços.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Fávero, agradeceu o empenho, dedicação e incentivo das professoras e diretoras das escolas junto aos alunos, bem como dos alunos, que deram o seu melhor. “A educação do nosso município não para nunca, estamos sempre em busca do melhor para nossos alunos e ficamos felizes com os resultados que vem sendo obtidos”.

O prefeito Avelino Menegolla, que participou da entrega das menções honrosas, disse que educação avançou muito nos últimos anos e parabenizou os pais, pelo envolvimento junto à educação de seus filhos, fazendo a diferença na evolução dos alunos enquanto cidadãos. “Estamos sempre buscando melhorar a nossa qualidade de ensino, por isso o nosso investimento constante na educação”.

PREMIADOS

Foram premiados pela OBMEP os alunos do 5º ano da EMEB Vista Alegre, Pietra Tereza Piovesana Zilli, da EMEB Monteiro Lobato, Jhonatan de Oliveira Costa e da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Victória Cristina Bordignon.

Já do 4º ano foram premiados os alunos Renatha Barbosa Bee da EMEB São Jorge, Heitor Melo da EMEB São Jorge e Murilo Felipe Cavagnoli Machado da EMEB Pequeno Príncipe.

Pela terceira fase da OMOC o aluno João Augusto Canello Stein, da EMEB Nossa Senhora Aparecida com a medalha de bronze foi premiado no nível 1. O aluno Daniel Henrique Borges foi premiado com a medalha de prata, Jean Carlos Marcante, com o bronze e Gabriel Billig de Oliveira, com menção honrosa no nível 2. Todos os alunos são da EMEB Nossa Senhora Aparecida.

A aluna Larissa Rech, da EMEB Paul Harris recebeu uma menção honrosa pela participação na OBMEP de 2018 e 2019.