Bombeiros Juvenis recebem farda e tradicional banho de mangueira

Foi realizada na manhã deste sábado (31) a solenidade de entrega de fardas aos participantes do Projeto Bombeiro Juvenil. A solenidade aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.

Os 40 alunos receberam os uniforme para Bombeiro Juvenil para poderem prosseguir com o curso, que será finalizado em dezembro, com a formatura dos mesmos. Os alunos que participam do projeto fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Cantinho Feliz, Castelinho e do Creas e frequentam as aulas duas vezes por semana.

O Projeto Bombeiro Juvenil é um Programa de Apoio Pedagógico e Complementação Educacional promovido pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a comunidade, órgãos públicos, setor social, secretaria municipais, entidades e empresas. Podem participar jovens entre 13 e 16 anos em vulnerabilidade social.

O objetivo é promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima, tendo como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, que acontece através do exercício de  trabalho voluntário de vários profissionais, que buscam proporcionar conhecimento básico em toda a gama de serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar.

O Comandante do 14° Batalhão de Bombeiros Militar, Ten Cel Walter Parizotto, disse, em seu pronunciamento, que quer que os alunos sintam orgulho da farda que receberam. “Hoje vocês podem sentir orgulho em fazer parte de tudo isso, de vestir esse uniforme e de saber que aqui dentro vocês são iguais aos demais”.

Parizotto agradeceu à Prefeitura de Xanxerê e Secretaria Municipal de Assistência Social pelo apoio e patrocínio ao projeto, que certamente colherá bons frutos e por ser uma das primeiras cidades do estado a implantar o Projeto Bombeiro Juvenil.

O prefeito Avelino Menegolla salientou que a formatura destes adolescentes é motivo de orgulho para os familiares, mas também para o município, que acreditou em cada um deles apoiando o projeto. “Esperamos que cada um de vocês continue com o curso e que levem isso para a vida de vocês com engajamento e força de vontade”.