Xanxerê realiza nesta sexta-feira final do I Festival Estudantil da Canção

Será realizada nesta sexta-feira (93) a final do I Festival Estudantil da Canção, organizado pela Prefeitura de Xanxerê em parceria com as escolas municipais (Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Pequeno Príncipe), estaduais (Joaquim Nabuco, Romildo Czepanhik, Iraci Tonello e Costa e Silva), e particulares (Colégio La Salle e Colégio e Pré-Vestibular Expressivo). O evento acontece às 19 horas, no Auditório da EEB Costa e Silva.

A Diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, ressalta que foi fundamental a participação dos diretores e diretoras, bem como dos pais e professores das escolas.

O objetivo do Festival é promover o intercâmbio musical entre instituições de Ensino, além de incentivar os talentos da música nas escolas, bem como estimular o gosto pela música e formação de apreciadores da música. Magda destaca ainda que outro objetivo é o de envolver o poder público, comunidade educacional e cultural criando oportunidade de expressão para os jovens do município.

A Associação de Músicos de Xanxerê também está colaborando com o festival, oferecendo aos candidatos da final apoio técnico como impostação de voz, postura de palco, expressão corporal e exercícios vocais. Os alunos estão sendo orientados pela cantora Solange Barroso desde quarta-feira (01).  Os ensaios acontecem no Auditório do Costa e Silva com o acompanhamento da Banda Balanço Latino.

PREMIAÇÃO

Os vencedores do I Festival Estudantil da Canção, nas categorias A, B e C, estarão representando o município de Xanxerê na final do Festival da Canção da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani), em Xaxim, no mês de julho.  Em Xanxerê, os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro, como forma de incentivar o estudo da música.