Prefeitura de Xanxerê reinaugura Arena Ivo Sguisssarsdi

Local foi destruído com a passagem do tornado, em 20 de abril de 2015

A solenidade de reinauguração da Arena Ivo Sguissarid, há quatro anos destruída com a passagem do tornado por Xanxerê, aconteceu durante a noite da quinta-feira (30). A comunidade xanxerense, e autoridades, prestigiaram o evento que teve como abertura o jogo do Brasil e Paraguai, pelo Grand Prix de Futsal Feminino. A solenidade foi marcada por muita emoção e demosntrou a força da comunidade e o poder da reconstrução.

Com esta reinauguração, Xanxerê passa a ter um local moderno para a prática de esporte, nas modalidades de futsal, volei, handebol e basquete. Para a reconstrução, o município contou com recursos do governo federal, na ordem de R$ 3,7 milhões. A estrutura conta com mais de 3 mil m² de área construída, com salas modernas, acessibilidade, iluminação em led, cabines de rádio e palco para eventos culturais. O projeto foi elaborado pelo engenheiro civil, Jaime Luiz Cipriani e, pelo arquiteto Ricardo Dal Zot.

Antes da solenidade de reinauguração, a administração municipal prestou uma homenagem a Família Sguissardi, que leva o nome de Ivo Sguissardi, desportista que representava Xanxerê em diversas competições, mas morreu em 1979. O professor Marcial foi  homenageado, pois estava dentro do ginásio, quando da passagem do tornado, e conduziu as alunas para um lugar seguro, salvando vida. E, a Mayara Bordin, atleta profissional do futebol de campo, pela sua representatividade e atuação no futebol feminino. Houve, ainda, o momento de homenagem às quatro vítimas fatais, como o Gabriel e Alcimar Sutil, Lurdes de Oliveira e Deomir Comin.

Importância da obra

O prefeito Avelino Menegolla salienta a importância da reconstrução da Arena e mostra que juntos, com apoio de todos, é possível se reestruturar.

– Sem dúdiva está é uma grande obra de Xanxerê e vamos ter aqui um espaço moderno e apropriado para a prática de esporte, o que tanto desejamos. Mas, acima de tudo, marca a força e a luta que cada desse municpio tem depois de viver uma tragédia como presenciamos aqui. Hoje é dia de agradecer e por obrigado a todos que se envolveram para hoje estamos aqui relaizando esta inauguração – disse.

O secretário  Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, Ademir Gasparini, – que à época do tornado era o prefeito – se emocionou no discurso de reinauguração.

– Imposspivel não se emocionar depois de tudo que vivemos. Acompanhei tudo que passamos aqui e, hoje poder fazer parte deste momento de reinauguração é, sem dúvida, um dia de lemnbraças e emoções. Hoje é dia de agradecer – finaliza.

O ato de reinauguração contou com a presença de representantes do governdo do Estado, através do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, bem como da Alesc, através do deputado estadual, Mauricio Eskudlark, deputado federal Pedro Uczai, prefeitos da região, vereadores e comumidade.

Com progamação de reinauguração, acontece até o próximo domingo, dia 2 de junho, o Grand Prix de Futsal Feminino, com as seleções do Brasil, Argentinha, Paraguai e Chile.