Xanxerê vai sediar XIV Seminário Estadual para Conselheiros

A Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente de Santa Catarina e a Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente de Santa Catarina realizam entre os dias 2 a 4 de outubro, o  XIV Seminário Estadual para Conselheiros, no anfiteatro da Unoesc Xanxerê.

Podem participar do evento ex-conselheiros tutelares e de direitos e agentes operadores do Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes e Assembleia. O seminário terá como tema “O atendimento em Rede da Criança, do Adolescente e da Família” e o lema desse ano é “Criança e Adolescente- Prioridade Absoluta da Família, da Sociedade e do Poder Público”. Um dos objetivos é levantar discussões sobre as responsabilidades profissionais, políticas, sociais e éticas, buscando a efetivação da população infanto-juvenil.

As atividades terão inicio na próxima terça-feira (2) de outubro e se estende até quinta-feira (4), sendo sediado na Unoesc Xanxerê. O evento é uma realização da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares- ACCT e Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares-FCNCT, com apoio do município e do CMDCA de Xanxerê e Conselheiros Estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente- CEDCA/SC.

Confira a programação:

Terça-feira (02)

8 horas – Recepção, inscrições, credenciamento e coffee-break

10 horas – Apresentação Cultural

10h30min – Msa das Autoridades: Composta por Presidente da ACCT, Coordenador da Regional, FCNCT, CMDCA, Legislativo, Executivo, Ministério Público, Judiciário.

12 horas – Almoço

13h30min – Relação CMDCA e Conselho Tutelar- Elaine Paes e Lima- Coordenadora Geral do Conselho Estadual de direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

15 horas – Debate

15h30min – Garantia o Direto à Educação- Professor Claudio Luiz Orço- Diretor de Graduação da UNOESX Xanxerê, Presidente do Conselho Municipal de Educação- COMED, Coordenador Estadual da UNCME.

Quarta-feira (03)

8 horas – Abertura- Apresentação Cultural

8h30min – Mesa Redonda: Atribuição do Conselho Tutelar no acompanhamento de adolescentes em delegacias em razão de Ato Infracional e atuação do Conselho Tutelar diante de ordem ilegal ou equivocada- Graziela Cristina Luiz Damasceno- Presidente da ACCT, Dr° Christian Rosa- Juiz de Direito da vara da Infância e Juventude, Dr° Marcionei Mendes- Promotor de Justiça e Dr° Fernando Callffas- Delegado Regional da Comarca.

10 horas – Debate

11h – Família Aconselhadora – Dr° Marcionei Mendes- Promotor de Justiça da Comarca de Xanxerê.

12h – Almoço

13h30min – Atribuições do Conselho Tutelar- Dr° Jair Pereira- Advogado e Diretor de Capacitação da ACCT.

15h – Debate

15h30min – SIPIA, CT Exposição painel Passo a Passo- Cíntia Novasco Conselheira Tutelar e Multiplicadora do SIPIA, de Tubarão.

17h – Encerramento.

Quinta-feira (04)

8 horas – Palestra Motivacional- Cuidando do Cuidador

9h30min – Assembleia Geral da ACCT- Prestação de contas e eleição da Diretoria da ACCT 2018/2022.

11h30min – Posse das Coordenações Regionais e da Diretoria da ACCT

12h30min – Encerramento.

(Texto: Andrieli Buchi – estagiária)