Xanxerê encaminha pacientes para Primeiro Mutirão de Cirurgias de Cataratas

Nesta semana, foi lançado o Primeiro Mutirão de Cirurgias de Cataratas. O ato ocorreu no Hospital da Fundação, em São Lourenço do Oeste. Para Xanxerê, estavam à disposição 40 vagas para cirurgias, porém, 30 foram realizadas. O tempo de espera por parte dos pacientes era de em torno de dois anos. As cirurgias foram realizadas na semana passada e a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou os pacientes.

O valor da cirurgia de catarata, no sistema particular, pode custar mais de R$ 5 mil. O mutirão foi realizado por conta do credenciamento da Clínica Cristalink, de São Lourenço do Oeste, no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc). Para o prefeito Avelino Menegolla, oportunizar aos pacientes de Xanxerê estas condições é de extrema importância, pois faz com que tenham melhor qualidade de vida.

– São 30 xanxerenses que vão poder viver melhor, ter dias melhores e isso é fundamental – disse.

A previsão é que uma nova data de cirurgias de cataratas seja realizada para os pacientes que necessitam operar o outro olho ou para novos pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância deste momento, em devolver ao paciente a possibilidade de voltar a enxergar, andar sozinho e poder fazer as atividades rotineiras com tranquilidade.

Paciente volta a enxergar

Dona Eva Lourdes Borges, de 67 anos, aguardava há mais de dois anos na fila, pela cirurgia. Ela esteve em São Lourenço do Oeste, na semana passada. Foi pela manhã, com a equipe da Saúde e no fim da tarde retornou para Xanxerê.

– Essa cirurgia foi a melhor coisa, foi uma benção. Fazia muito tempo que eu não enxergava nada do olho direito e agora estão ótima, vendo tudo. Foi a melhor cirurgia, os médicos e as enfermeiras também foram ótimas – disse a senhora.