Sala do Empreendedor: atendendo aos cidadãos que buscam formalizar seu trabalho

A Sala do Empreendedor iniciou suas atividades em julho de 2018, mas desde 2017 a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo já orientava e formalizava os empreendedores individuais interessados em trabalhar de forma regular, atendendo e orientando os cidadãos que buscavam a formalidade de seu trabalho.

A partir da implantação da Sala do Empreendedor, o atendimento passou a ser ampliado, não atendendo somente os MEIs, como também aos autônomos inscritos no município, levando informações e atendendo as solicitações com maior agilidade. A Sala do Empreendedor é o ponto de ligação com os demais órgãos para a tramitação de forma ágil aos pedidos solicitados. A parceria com o Sebrae também acontece através de atendimentos mensais, cursos, palestras e orientações para os empreendedores.

 

Sobre a Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor do município oferece atendimento personalizado e individualizado a todo cidadão em especial ao que deseja tornar-se um Microempreendedor Individual. Esse atendimento vai desde orientações básicas de quem e como o cidadão pode se formalizar até o acompanhamento do preenchimento dos relatórios que devem ser guardados mês a mês para o envio das declarações, além de dicas de cursos de empreendedorismo e orientações gerais referente ao seu negócio. O atendimento ao profissional autônomo também é realizado, bem como a captação de novos empreendedores individuais.

Trazer para a formalidade todo trabalhador que exerce uma atividade por conta própria e que possa ser um MEI (Microempreendedor Individual) de forma clara, correta e com os devidos esclarecimentos para que os interessados se formalizem conscientes de suas vantagens e obrigações, e desta forma contribuam para o desenvolvimento do município, trazendo novas receitas que impactarão de forma positiva na economia local, gerando renda, emprego e desenvolvimento.

A Sala do Empreendedor atende todas as pessoas físicas que trabalhe por conta própria de forma individual e se dedique às atividades de comércio, indústria ou serviços e que deseje se tornar um MEI. A demanda é grande de aposentados, autônomos e comércio em geral para solicitação de dúvidas e orientações referente a sua regularização perante ao município.

Muitas pessoas já passaram pela Sala do Empreendedor e já tiveram seus negócios formalizados, além de receberem orientação para a regularização dos mesmos. 

 

Os principais serviços da Sala do Empreendedor são:

 – Orientação e formalização aos MEIs; 

– Consulta Prévia do grau de risco;

– Cadastro físico para Formalização;

– Impressão de CCMEI;

– Impressão DAS;

– Impressão Relatório de receita Bruta;

– Termo de emissão de NFE-Mercadoria;

– Termo de emissão de NFE – Serviço;

– Alteração de dados e baixa de MEI;

– Atendimento para profissionalização do MEI , orientações, curso e palestras;

– Parcerias com instituições e orientações sobre crédito;

Todos os atendimentos, consultoria, oficinas e treinamentos são gratuitos. A Sala do Empreendedor está localizada no primeiro piso do centro administrativo.