Mutirão para cirurgias de catarata: ação da Secretaria de Saúde proporciona cirurgia em 45 pacientes de Xanxerê

Com este segundo mutirão, já são 75 pacientes beneficiados neste segundo semestre de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu na manhã desta quinta-feira (30), um total de 45 pacientes para realizarem as cirurgias de cataratas. Esta é a segunda vez no ano que a ação acontece. A primeira foi em agosto, quando 30 pacientes foram atendidos. Agora, o mutirão volta a acontecer, no Hospital de São Lourenço do Oeste, através de convênio como governo do Estado de Santa Catarina.

Dois ônibus foram disponibilizados aos pacientes, que estavam com um acompanhante. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Lovatel, todos retornam ainda nesta quinta para Xanxerê, após os procedimentos. E, conforme orientação passarão por avaliação nesta sexta.

– Os pacientes vão e voltam no mesmo dia, e no dia seguinte retornam para avaliação. Parte dos pacientes que vão hoje já fizeram o procedimento em um dos olhos, e podem agora fazer no segundo olho. É uma importante iniciativa que vai atender grande parte da nossa demanda – disse.

O prefeito Avelino Menegolla reforçou a importância de atuar nesse sentido.

– Sabemos o quanto é importante a visão e poder ajudar essas pessoas, muitos idosos também, nos deixa satisfeitos – comenta.

Os pacientes saíram de frente ao Pronto Atendimento Municipal, e a ação envolveu mais de 80 pessoas.