Região da AMAI deu início ao PNAIC

Um encontro de autoridades, professores, secretários municipais, e representantes escolares, marcou oficialmente o lançamento do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na região da Amai nesta segunda-feira (11/3). O evento aconteceu no Anfiteatro da Unoesc Xanxerê.

Este programa do Governo Federal tem por objetivo a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental, ou seja, alfabetizar as crianças até os oito anos de idade.

O Pnaic visa a articulação de diversas ações, com programas e recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, aumentando a quantidade de materiais didáticos em sala de aula.

Haverá um incentivo aos professores alfabetizadores para que estes participem da formação continuada presencial, com foco na alfabetização.

Segundo dados revelados no encontro, no Brasil temos de 22 à 25% de analfabetos, sendo que em Santa Catarina, 5% são analfabetos ou não se apropriaram da alfabetização.

No Brasil, são em torno de 750 mil crianças que chegaram ao 5º ano sem saber ler. Este dado, fez com que os 27 estados brasileiros participem da mobilização, aderindo ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Só em Santa Catarina, na rede estadual participam um total de 75 mil alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental; Dois mil e quinhentos professores alfabetizadores; Oitocentas escolas; Quinhentos e nove professores orientadores de estudo.

 

Assessoria de Comunicação