Município de Xanxerê adere ao projeto “Saúde na Escola”

O prefeito municipal Ademir Gasparini, juntamente com o secretário municipal de Saúde Cristiano Tofolo, e a secretária de Educação Mery Cristina Cozer participaram nesta segunda-feira (11/3), do lançamento do projeto “Saúde Nota 10, Educação e Saúde juntas pelas nossas crianças”, dentro do programa “Saúde na Escola”. O ato aconteceu na Escola Pequeno Príncipe no Bairro Tonial.

Trata-se de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com adesão do Município de Xanxerê, que busca fortalecer a integração e articulação entre os setores da saúde e da educação na execução das ações.

A mobilização ocorreu em nível nacional, no período de 11 à 15 de março de 2013 e buscou sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.

Segundo a enfermeira Marinez Maria Zancanaro, que coordena o projeto, as ações tinham como tema a prevenção da obesidade e saúde ocular, além de prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Em Xanxerê, o projeto abrange creches, pré-escolas, e ensino fundamental, sendo executado por duas equipes.

Será o primeiro ano de adesão, que irá envolver vários profissionais das áreas da saúde e educação, num cronograma que busca atender em torno de dois mil educandos no município.