Prefeito de Xanxerê participa de reunião para definir estratégias sobre BR 282

Com o objetivo de decidir quais os rumos tomar sobre a situação da BR 282, no trecho que corta Xanxerê, foi realizada reunião nesta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Xanxerê.

Entre as autoridades presentes, o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Ivan Marques, o secretário do Desenvolvimento Regional, Carlos Colatto, os vereadores Fabiano Radin, Gelson Saibo e Amélio Radaelli, além de lideranças comunitárias, entidades e imprensa.

O prefeito destacou que esta discussão é de extrema importância, “pois não há como deixar uma obra de mais de R$ 60 milhões parada, sem ser concluída. Precisamos nos mobilizar para ver o que poderá ser feito pela CBEMI e também algo que garanta a segurança de quem transita pelo local até que a obra seja concluída”.

Entidades e moradores das proximidades da BR 282 se manifestaram a respeito do perigo que está sendo transitar pelo local, principalmente a noite.

Ao final da reunião, ficou decidido que o prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, o secretário Regional e o presidente do Conselho do Plano Diretor, Elisandro Gasparini, irão até Curitiba na próxima semana, para uma reunião com a empresa CBEMI para saber se as obras serão retomadas ou não até o dia 10 de junho, prazo final para que as mesmas sejam retomadas, já que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) notificou a empresa para que retomasse as obras no prazo de 30 dias. “Caso a empresa não retome a obra até o dia 10 de junho, o DNIT deve emitir o parecer, multar a CBEMI, rescindir o contrato e relicitar a obra, o que pode levar algum tempo”, disse o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi.

Ainda na reunião, foi definido que, caso a conversa em Curitiba não dê o resultado esperado, o grupo irá até o DNIT em Chapecó, para solicitar melhorias imediatas na BR 282. E, como última alternativa, caso nenhuma das outras sejam atendidas, a rodovia será fechada.