Secretaria de Saúde e CMS de Xanxerê realizam 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Xanxerê realizam nesta quarta-feira (15) a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã vai ser outro dia”, o evento está sendo realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, até às 13h.

O objetivo da conferência é promover o diálogo entre governo, profissionais da saúde e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estão reunidos autoridades, funcionários públicos, gestores municipais, profissionais de saúde, prestadores de saúde, conselheiros municipais de saúde, representantes dos movimentos populares, trabalhadores por suas entidades sindicais, representantes das entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa, conselhos profissionais e representantes das ongs.

Durante a conferência, serão elaboradas e votadas propostas tanto de abrangência municipal, como de abrangência estadual e/ou nacional. As de âmbito municipal serão encaminhadas ao Conselho Municipal De Saúde de Xanxerê e as propostas de âmbito estadual e/ou nacional serão levadas à etapa Macrorregião Grande Oeste e poderão ser contempladas e encaminhadas à 9ª Conferência Estadual de Saúde, e posteriormente, se aprovadas, levadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde.

As propostas aprovadas deverão ser contempladas no próximo ciclo de planejamento de cada um dos entes federativos. Em nível federal, servirão de subsídio para a elaboração do plano nacional de saúde e plano plurianual de 2024- 2027.

Estiveram presentes no evento, prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Rogério de Oliveira, a secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilson Picolli, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fábio Ivonei Lunkes, e a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Maria Izabel Girotto.

Após a abertura oficial, foi realizada palestra magna com o médico Altamir Trevisan Dutra, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”.

Na sequência será realizada a discussão das temáticas da conferência, aprovação das moções e eleição dos delegados para a Macrorregião Grande Oeste.