Museu do Milho recebe exposição “O UNIVERSO FEMININO: modos de ser, viver e vestir”

Intitulada “O Universo Feminino: modos de ser, viver e vestir”, o Museu Municipal do Milho, de Xanxerê, abre a segunda exposição na 5ª Primavera dos Museus Brasileiros. A exposição terá abertura na próxima segunda-feira (19), às 10 horas, no Museu Municipal do Milho.

Trata-se de uma exposição com fotografias, vestidos de noivas, móveis e objetos do universo feminino.  As fotografias foram pesquisadas no acervo do fotógrafo Ivo Zolet e em visitas a algumas mulheres de Xanxerê como Ivone Caovilla, Terezinha Bortolanza, Amabile Ribeiro, Carmem Castaman Fardo, Morena Winckler Bortoluzzi. Essas senhoras também cederam algumas peças de seus enxovais e um vestido de noiva. A exposição terá ainda uma bicicleta feminina, dos anos 1950, do acervo de Leucimar Pansera, que mantém em sua casa um museu de peças antigas.

Os voluntários do Museu do Milho participam ativamente desta exposição, tanto na pesquisa como nos cuidados com as peças e o monitoramento durante os dias de exposição.

A intenção, de acordo com a coordenadora do Museu, Magda Vicini, “é revelar outro olhar para esse tempo vivido, quando o universo da mulher era direcionado ao casamento, aos trabalhos manuais, mas que também revelam os cuidados com a própria saúde, beleza, bem estar, acompanhando a moda da época”.

A ambientação de época para esta exposição será realizada pelo Atelier Cor e Arte, que é dirigido pelas decoradoras Danielle J. Cavagnolli Neumann e Marcielle J. Cavagnolli Wustro, de Xanxerê.  Para Danielle e Marcielle “é uma oportunidade de mostrar seus trabalhos em restauração e decoração, que realizamos há 10 anos em nossa cidade, com muito amor e dedicação”.

Magda destaca ainda que, a partir da participação das decoradoras, pretende, a cada nova exposição, convidar decoradores, designers e arquitetos para criarem as ambientações, promovendo uma integração entre arte, criatividade e memória.

A exposição permanecerá no Museu Municipal do Milho até dia 25 de setembro. Escolas, universidades e grupos interessados poderão agendar as visitações através do telefone (49) 3433-9571, com Anita.