Projetos da secretaria do Desenvolvimento Social visam à inclusão social

Com o objetivo de promover a formação profissional e a inclusão social, a Secretaria do Desenvolvimento Social de Xanxerê lançou nesta quinta-feira (15) três projetos.

De acordo com a secretária Neusa Moscon Suzana, os projetos servirão para que as pessoas interessadas possam buscar uma qualificação profissional e poder se inserir no mercado de trabalhar com qualificação e experiência.

O projeto é destinado as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família/PETI e que são atendidas pelo PAIF E CRAS.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi ressaltou que é preciso formar as pessoas para o mercado de trabalho. “Só é livre as pessoas que têm conhecimento. As pessoas só se libertam pela educação, cultura e profissionalização”, disse.

Sobre a secretaria do Desenvolvimento Social, o prefeito disse estar contente com o trabalho que está sendo desenvolvido. “Vocês estão conseguindo tratar as pessoas que, na maioria das vezes se encontram debilitadas emocionalmente, de forma digna e respeitosa, e resolvendo os problemas das mesmas”, finalizou o prefeito.

PROJETOS

O projeto “Ponto a Ponto” vai oferecer curso profissionalizante de costura industrial, para famílias beneficiárias dos Programas Bolsa Família/PETI, garantindo a possibilidade de inclusão das mesmas no mercado de trabalho. O curso, com 320 horas de duração, inicia nos próximos dias e deve ser concluído em fevereiro de 2012.

O projeto “Organização de Espaços Domésticos e Comerciais” oferecerá formação de organização e higienização de espaços domésticos e comerciais, para mulheres beneficiárias dos Programas Bolsa Família/PETI e atendidas pelo PAIF e CRAS, promovendo a qualificação profissional e possibilitando sua inclusão no mercado de trabalho. O curso terá duração de 40 horas e ainda deve iniciar no mês de novembro.

O projeto de “Panificação” irá oferecer capacitação às cozinheiras da Secretaria do Desenvolvimento Social, para que as mesmas possam contribuir com a oficina de panificação que será desenvolvida com adolescentes do município. Terá duração de 40 horas e deve iniciar no mês de outubro.