Prefeitura de Xanxerê recebe obra física do Saúde 24 horas

A Prefeitura de Xanxerê recebeu na manhã desta segunda-feira (13) a obra física do Saúde 24 horas. A obra iniciou em 2010 e foi concluída este mês pela Remove Construções e Incorporações Ltda, empresa responsável pela obra. A partir de agora o município fará a aquisição de equipamentos para o Saúde 24 horas.

A obra é um convênio da Prefeitura de Xanxerê com o Governo do Estado, na qual já foi investido R$ 1.840.000,00 para a aquisição do prédio e do terreno, dos quais R$ 1.380.000,00 do Governo do Estado e R$ 460.000,00 com recursos do município. Já para a reforma, o Governo do Estado investiu R$ 400.000,00, além dos R$ 223.697,06 por parte da Prefeitura de Xanxerê.

Para o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, esta é mais uma etapa que foi vencida e cumprida. “Hoje recebemos o prédio e a partir de agora vamos equipá-lo e fazer a contratação dos profissionais necessários para tentarmos inaugurá-lo em agosto e deixar à disposição da população 24 horas por dia, 365 dias por ano”, destacou o prefeito.

Há uma solicitação, junto ao Governo do Estado, no valor aproximado de R$ 200 mil, para a aquisição de equipamentos. O valor já foi aprovado em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê.

ATENDIMENTO

Para a secretária de Saúde, Iára Helena Callfass, este é um espaço importante para poder atende a população 24 horas. A secretária enfatiza que o Saúde 24 horas não vai substituir o atendimento nos Postos de Saúde, mas tem o diferencial de poder atender os xanxerenses aos sábados, domingos, feriados e durante a noite também. “Teremos atendimento no local 24 horas por dia, ao longo do ano todo”, salientou a secretária.

Cerca de 50 profissionais irão trabalhar no Saúde 24 horas. Parte deles já concursados e que serão chamados quando necessário. Além disso, será lançado concurso para a contratação de médicos.

O Saúde 24 horas, que tem uma área de 894 metros quadrados, terá recepção, farmácia, salas de armazenamento, procedimentos, curativos, imunização, inalação coletiva, observação, esterilização, lavagem e descontaminação de materiais, além de consultórios ginecológico, pediátrico, odontológico, e demais dependências.