Trinta jovens farão curso de formação de garçons e garçonetes

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (10) o Projeto de formação de Garçons e Garçonetes. O curso, que vai beneficiar 30 jovens de 16 a 24 anos, de ambos os sexos, inicia na próxima terça-feira (14), com previsão de término para o dia 27 de julho.

As aulas serão realizadas nas terças e quartas-feiras, das 14 às 17 horas, com duas turmas de quinze alunos cada. Durante o curso os alunos serão apresentados aos proprietários de restaurantes do município, com a finalidade de promover assim uma possível inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Social de Xanxerê e vai contar com a parceria do Restaurante e Pizzaria Italiani e do Restaurante e Pizzaria London. A assessoria e o treinamento ficarão por conta de Marta Maria Molinetti.

QUALIFICAÇÃO

A secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, destacou que a grande parcela de jovens na faixa etária dos 16 aos 24 anos precisa ser qualificada para conseguir serem inseridos no mercado de trabalho.

Sabemos que esta é uma área que está em defasagem de mão-de-obra qualificada em nosso município, daí a ideia do curso profissionalizante. “Sabemos que a qualificação faz toda diferença da hora da contratação”, ressaltou.

Além disso, a secretária enalteceu a parceria com os restaurantes, fazendo com que os jovens conheçam o dia-a-dia de um restaurante, vivam a realidade para que, quando começarem a trabalhar, já saibam como é o funcionamento.

A freqüência e desempenho dos alunos serão acompanhados por Assistente Social do CAD Único (Cadastro Único para Programas Sociais). Os jovens foram selecionados pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), sendo prioritariamente aqueles pertencentes a famílias pertencentes ao PBF (Programa Bolsa Família) bem como, usuários dos serviços socioassistenciais, cuja renda mensal familiar não ultrapasse a três salários mínimos mensais.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Social por oferecer um curso que irá mudar a vida desses 30 jovens. “É isso que resolve a vida das pessoas, é dando oportunidade de profissionalização. As oportunidades aparecem em nossa vida e nem sempre a gente sabe aproveitá-las, por isso, aproveitem ao máximo esse curso, que será um laboratório para vocês, não percam as aulas”, finalizou o prefeito.