Professores da rede municipal de ensino de Xanxerê recebem capacitação sobre educação financeira

A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê realiza nesta segunda-feira (20) uma formação para os professores da rede municipal de ensino sobre educação financeira. Através de uma parceria com o Sicredi Xanxerê, o Programa Cooperativas Escolares, pode ser desenvolvido com estudantes do ensino fundamental.

O objetivo é proporcionar uma oportunidade real de transformação social , através da vivência e da experiência dos valores e princípios do cooperativismo. As atividades desenvolvidas são voltadas para o desenvolvimento de competências como liderança, conhecimento, criatividade e cidadania.

Para a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, a educação financeira é um tema extremamente relevante. Além disso, a secretaria trabalha sempre voltada ao planejamento, e é preciso entender como ensinamos as crianças em relação a isso. “Muitas vezes nem nós temos esse planejamento e é por isso que precisamos desenvolver com nossas crianças essa habilidade em saber como administrar a questão financeira. E para que isso dê certo, precisamos primeiro começar conosco, nos planejar, organizar e saber o que fazer”.

Vera acrescenta que é preciso ensinar com urgência os alunos da rede municipal de ensino sobre a educação financeira, e não há outro caminho que não seja pela educação.

A gerente Sicredi Xanxerê, Clarice Cadó, salientou que as professoras têm um poder incrível nas mãos e que a semente que hoje será plantada, se multiplicará na mão dos professores, porque são fundamentais neste processo. “Esse programa para nós é fundamental, porque pensamos em sustentabilidade, em um mundo melhor, com pessoas melhores, e isso só acontece na educação, com vocês, por isso vocês são fundamentais nesse programa e temos a certeza de que ele dará certo”.

O vice-prefeito Adenilso Biasus disse que há dois princípios básicos que regem a vida em sociedade: cidadania e dignidade, os quais só serão atingidos se as pessoas estiverem vivendo com sustentabilidade. “E o papel da escola é justamente nos treinar para que sejamos bons cidadãos e para que possamos acessar o mercado de trabalho, pois a economia é a base de tudo em nossa sociedade”.

Biasus destaca ainda que sem o dinheiro e sem saber como lidar com ele, não existe nada, tanto que a ciência mãe é a economia. Ele aproveitou para parabenizar a Secretaria de Educação, juntamente com o Sicredi, por proporcionar mais esta ferramenta aos professores, para que possam usufruir e transmitir aos alunos da rede municipal de ensino.