Xanxerê no circuito Nacional de Museus com o Museu do Milho

Foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (16) a 9ª Semana Nacional de Museus. Pela primeira vez Xanxerê está fazendo parte da Semana com o Museu do Milho. A solenidade aconteceu no Museu do Milho, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

Até o próximo domingo (22), cerca de mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todo país oferecerão programação especial ao público. Com o tema “Museu e Memória”, a proposta da Diretoria de Ações Culturais da Prefeitura de Xanxerê e da Comissão de Voluntários do Museu do Milho, propõem um olhar de reconhecimento sobre a importância do Museu do Milho para o resgate da história de Xanxerê.

Para diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, o evento desta segunda-feira marcará para sempre a presença de Xanxerê no circuito nacional e internacional dos museus através do Museu do Milho. “Mas marca também, e principalmente, a valorização deste nosso patrimônio histórico e cultural, o Museu do Milho, e a valorização das pessoas que fizeram parte de nossa história e das pessoas que dedicaram e se dedicam até hoje ao Museu do Milho de Xanxerê”, destacou Magda.

Magda destaca ainda que a partir de hoje, o Museu do Milho ficará aberto diariamente para visitação, com uma pessoa responsável no local para receber e agendar as visitas, bem como zelar pela manutenção das peças.

O prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, destacou que é preciso primeiramente agradecer a todos os doadores pela grandeza e generosidade em doar as peças que contribuíram para a memória do Museu do Milho. “Essas peças representam a vida da população xanxerense, o resgate histórico do nosso município”, enalteceu.

Sobre o Museu do Milho ficar aberto todos os dias, o prefeito disse que essa é uma conquista fundamental importância para a população em geral. “Sem dúvida nenhuma obras são importantes para Xanxerê, mas existem obras que não são materiais, que vem do coração, que nos dá energia para cada dia viver mais um dia. Essas não tem dinheiro que pague e nos faz lembrar de como é bom morar aqui”, finalizou o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi.