Secretaria de Educação de Xanxerê discute Programa Nacional do Livro Didático com gestores

A Secretaria Municipal de Educação reuniu nesta sexta-feira (13) gestores e assistentes pedagógicos com o objetivo de estudar e discutir o Programa Nacional do Livro Didático na Educação Infantil por meio das obras aprovadas para escolha e definição do modelo do material para 2022.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Correa, explica que o Programa Nacional do Livro Didático teve mudanças no processo de escolha do material que estará acompanhando a prática educativa dos professores por quatro anos. Vera destaca que é necessária uma análise criteriosa dos livros disponibilizados para que se respeite a identidade da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem.

Na oportunidade também esteve presente o prefeito Oscar Martarello, o qual abordou a importância da educação e  do trabalho pedagógico na vida das crianças e adolescentes, principalmente para que haja uma maior sensibilização e bom senso em relação ao futuro dos mesmos para que tenham um bom direcionamento e poder de escolha e decisão para um bom futuro. “As atividades empreendedoras iniciam com as crianças para termos uma mudança de hábitos em nossa sociedade. As pessoas bem sucedidas se inspiram em exemplos e no diálogo em família. Eu deposito toda minha confiança em vocês, gestores, coordenadores, assistentes e professores, que são os grandes propulsores de um futuro melhor para nossas crianças”.

Os gestores e os professores da rede municipal de ensino de Xanxerê iniciaram uma formação online, que continuará nos próximos meses, para a preparação empreendedora para iniciar o ano letivo de 2022 com a educação empreendedora na rede municipal de ensino.

O município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, inserindo a temática da educação empreendedora nas dez escolas municipais que atuam com o ensino fundamental. O objetivo é ampliar, promover e disseminar o assunto por meio de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, além de desenvolver comportamentos e competências socioemocionais.