Mulheres serão atendidas por ginecologistas e obstetras no PAM

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê iniciou o atendimento na manhã desta terça-feira (01) às mulheres e gestantes da rede municipal de saúde através de médicos ginecologistas e obstetras no PAM (Posto de Assistência Médica).

Conforme salienta a secretária municipal de Saúde, Iára Calffass, as mulheres e gestantes terão maior conforto e qualidade nos atendimentos através da centralização de serviços.

Quando solicitado pelo clínico geral, as Unidades de Saúde farão o agendamento com os profissionais no PAM. “Esta mudança que fizemos na estrutura deu certo e hoje podemos humanizar ainda mais o atendimento às mulheres e gestantes”, ressalta Iára.

No PAM são realizadas cerca de 200 consultas entre a manhã e tarde, além das 300 que são feitas nas oito Unidades Básicas de Saúde e das 40 no Pronto Atendimento (das 17 às 22 horas).

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi esteve visitando o PAM na manhã desta terça-feira e ficou muito satisfeito com o que viu. “Aqui as pessoas são muito bem atendidas, o povo é tratado com o carinho que merece. Saio daqui realizado e muito feliz em ver o belo trabalho que vem sendo feito pela equipe da secretaria de Saúde”, enfatizou.

Iára destaca que este medida foi adotada visando evitar que as mulheres deixassem de ser atendidas em algumas unidades por falta de atendimento de alguma especialidade. “Temos certeza de que a Clínica para a Mulher terá maiores condições de atender e acompanhar as mulheres e as gestantes do nosso município”, salienta Iára.

O Posto de Assistência Médica conta com atendimento de seis ginecologistas, dois ortopedistas, um pediatra, um cirurgião, dois clínicos geral, uma nutricionista e uma fisioterapeuta, divididos nos dois turnos e em dias alternados.