Associação Comercial de Pato Branco conhece projeto das sacolas retornáveis de Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê foi sede na manhã desta terça-feira (01) de uma reunião com a ACEPB (Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco/PR). A Associação veio conhecer o projeto pioneiro que o município desenvolveu para a redução do uso das sacolas plásticas e a adoção de sacolas retornáveis.

De acordo com A consultora da ACEPB, Valéria de Oliveira, o município de Pato Branco também está preocupado com a questão do lixo e da diminuição do uso de sacolas plásticas. O projeto “A minha atitude faz a diferença” já foi implantado e deve ser colocado em prática a partir de março. “Nós já temos um projeto no município, mas queremos melhorar e aperfeiçoar para reduzir em até 80% o uso das sacolas”, destaca Valéria.

Segundo ela, o projeto foi bem aceito pela maioria, mas alguns supermercadistas ainda resistem em função de acreditar que poderão perder clientes se todos não aderirem ao projeto.

Para o presidente da Associação de Supermercadistas de Xanxerê, Edson Marció, Xanxerê vem se tornando referência para todo país em função da atitude que vem tomando com a redução de sacolas plásticas.

“Hoje nosso índice de uso de sacolas plásticas é de apenas 6%, pois a população já tem a consciência do problema ambiental, o que fez com que reduzíssemos o uso de 94%”, ressaltou Marció.

Ele acrescentou que o município de Xanxerê já tem necessidade de ampliar as ações para outros setores aderirem ao projeto e reduzirmos ainda mais este índice.

 

 Assessoria de Imprensa