Secretário de Desenvolvimento Econômico conhece modelo de gestão para operação de crédito a micro e pequenas empresas

Uma comitiva formada por representantes de quatro cidades da região Oeste de Santa Catarina visitou Toledo na quarta-feira (18) para conhecer o modelo de gestão adotado pela Prefeitura que fez o aporte de recursos para a Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná, Garantioeste, entidade privada que atua na garantia de operações de crédito a micro e pequenas empresas.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, fez parte da comissão. Segundo ele, conhecer a experiência de Toledo como pioneira no processo de garantia de crédito foi importante, para pensar na aplicação em Xanxerê.

– É apostar num sistema que deu certo. Temos condições junto com a assessória técnica do Sebrae de fazer algo semelhante em nossa cidade. Fomentando ainda mais microempresas, como gerador de renda e emprego para Xanxerê – observou.

Visita em Toleto

O grupo foi recebido no gabinete pelo vice-prefeito Tita Furlan, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Almeida e a coordenadora da Sala do empreendedor Fernanda Moreira. Toledo foi a primeira cidade do Estado a aportar recursos em uma das seis Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC) do Paraná e desde então tem sido modelo para outros municípios e Estados.

Conforme o coordenador regional do Sebrae da região Oeste de Santa Catarina, Enio Albérto Parmeggiani, o objetivo da visita foi conhecer as práticas desenvolvidas pelo município de Toledo e a parceria com a Garantioeste que já é referência por outras iniciativas, mas especialmente no processo de estruturação no Fundo Garantidor de apoio a aval para micro e pequenas empresas.

–  Este trabalho é feito de outras maneiras em Santa Catarina. Com a operacionalização dos empresários, Sebrae e agora dos municípios será pioneiro. Viemos conhecer Toledo pelo seu histórico, inclusive com as operações já desenvolvidas e isso para nós é muito importante, temos municípios que vamos adotar e há algumas precauções e precisamos conhecer um pouco mais – disse.

Ele explica que este é um mecanismo para que o município estimule o acesso ao crédito, mas muitas prefeituras ainda têm dúvidas de como proceder, por isso, o grupo veio até Toledo conhecer os benefícios desta adesão. Ainda de acordo com o coordenador a Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste em Santa Catarina já está implantada nos moldes do Paraná.

– São dois anos e meio de operação, e agora queremos implantar a lei geral da micro e pequena empresa justamente com a estruturação desses instrumentos que o poder público municipal tem para executa políticas de apoio ao desenvolvimento de pequenos negócios – ressalta Parmeggiani, através do site da Prefeitura de Toledo (PR).

O vice-prefeito Tita Furlan agradeceu a presença da comitiva composta por autoridades de Santa Catarina, como prefeito e secretários dos municípios de Chapecó, Xanxerê, Pinhalzinho e São Lourenço, enfatizando a importância da troca de experiências para o desenvolvimento do município. Participaram ainda do encontro o vice-presidente da Garantioeste Augusto José Sperotto e o empresário Edson Carollo.