Obras de saneamento básico são retomadas em Xanxerê

A empresa Bolognesi, de Porto Alegre, responsável pela execução das obras de saneamento básico, retornou a Xanxerê nesta semana. Os trabalhos tinham sido paralisados no final de 2013, para adequações no projeto. Nesta fase, que é a última, será realizado serviço na estação elevatória, no prolongamento da Rua Coronel Passos Maia, a transposição pela BR-282, concluindo na estação de tratamento, na Linha Invernadinha.

Na tarde desta terça-feira (20), o prefeito Avelino Menegolla e o secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, acompanharam o início dos trabalhos, juntamente com a imprensa. Segundo o prefeito, realizar o tratamento do esgoto no município é uma ação de extrema importância.

– Logo que assumimos, iniciamos as tratativas para que essa obra fosse retomada e, hoje nesses primeiros seis meses conseguimos concretizar. Esta é uma obra de grande importância, pois é cuidar da saúde das pessoas, dando melhores condições para as pessoas – garante.

O secretário explica que 20% das unidades residenciais do município, o que corresponde até duas mil pessoas devem ser atendidas quando as obras forem finalizadas. A previsão é que até o mês de dezembro os trabalhos sejam encerrados.

– Faltam fazer a travessia da tubulação, que será de forma não destrutiva, por baixo da rodovia e os equipamentos na estação de elevatória e na de tratamento, na Linha Invernadinha. A energia elétrica já está sendo instalada, e por fim, a instalação do maquinário para o funcionamento – comenta.

O engenheiro da Bolognesi, Fabiano Silva de Assis, esteve presente no início dos trabalhos e espera concluir as obras, diante das condições climáticas favoráveis, no prazo de três meses.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria