102 famílias assinam contratos e realizam o sonho da casa própria

Na noite desta segunda-feira, 18 de outubro, 102 famílias que participaram do sorteio das casas do conjunto residencial Beija Flor, assinaram os contratos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, em cerimônia realizada na Associação dos Funcionários Municipais de Xanxerê, com a presença de diversas autoridades municipais e representantes da Caixa Econômica.

Segundo o Superintendente Regional da Caixa Econômica, Ricardo Bier Troglio, os imóveis fazem parte do programa do Governo Federal Minha Casa Minha vida, na modalidade Imóvel na Planta, em que as pessoas contempladas apresentaram renda familiar de zero a dez salários mínimos. Ainda segundo Troglio, durante o período da construção das casas, os mutuários pagarão somente o valor correspondente aos juros que serão repassados à construtora. Somente na entrega das chaves, previsto para 18 meses após o início das obras, os contemplados passarão a pagar o valor total da prestação.

Troglio destacou, ainda, a persistência do prefeito diante das adversidades que aconteceram até a liberação do recurso. “O prefeito encaminhou um projeto para o programa Minha Casa Minha Vida no início de 2009, mas foi rejeitado porque o programa era para municípios com mais de 100 mil habitantes. Mesmo assim o prefeito procurou a Caixa então identificamos outras modalidades de financiamento de imóvel que atendiam outra parcela da população, informou o superintendente.

O prefeito Bruno Bortoluzzi destacou que a realização deste sonho foi tarefa árdua, mas que hoje vê que valeu a pena todo o trabalho. “Primeiro tínhamos que encontrar um terreno para a construção das casas. Passamos meses até encontrar um que atendesse todas as exigências. Depois foi a dificuldade do recurso para a compra. Hoje, quando escutamos os representantes da Caixa dizerem que é uma realidade e que nada mais poderá impedir, porque o projeto está coberto por um seguro, vemos que valeu a pena e que 102 famílias vão realizar o sonho de ter sua casa própria, um teto digno”, ressalta Bortoluzzi.

Assessoria de Imprensa