Inaugurada a Unidade de Saúde do bairro Bortolon

Apesar de toda a chuva que caiu durante a última sexta-feira, dia 15 de outubro, dezenas de pessoas compareceram a inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Bortolon.

A obra foi realizada através de convênio firmado com o Governo Federal, a partir de uma emenda do deputado federal Gervásio Silva. O custo total da obra foi de R$ 359 mil, sendo deste valor R$ 59 mil a contrapartida da prefeitura de Xanxerê. Além disso, aproximadamente R$ 70 mil foram investidos em mobiliário e equipamentos.

O projeto da Unidade foi totalmente desenvolvido por profissionais da prefeitura, engenheiros e arquitetos que desenvolveram o projeto da primeira Unidade de Saúde de Xanxerê totalmente dentro das normas da Agencia de Vigilância Sanitária.

A secretária Municipal de Saúde, Iara Callfass, explicou que inicialmente o posto atenderá no horário normal e futuramente iniciará o atendimento 24 horas. “É uma alegria muito grande inaugurar esta obra ao povo de Xanxerê. Inicialmente ela funcionará das 7 às 17 horas, já abrimos um concurso para a contratação de médicos, o segundo somente este ano, que permitirão que a unidade funcione 24 horas, como foi estabelecido inicialmente”, informou a secretária.

Iara aproveitou para apresentar a população e às autoridades presentes a equipe que atuará na Unidade de Saúde: um médico, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, uma serviços gerais e três agentes comunitárias de saúde. A secretária também falou das instalações: “esta Unidade é mais ampla e confortável, oferecendo farmácia, consultórios médicos e um consultório odontológico, sala de nebulização coletiva, sala de vacinas, sala de educação em saúde, cozinha, banheiros adaptados para pacientes com necessidades especiais”, destacou Iara.

O prefeito Bruno Bortoluzzi agradeceu ao apoio dos políticos que destinam recursos para Xanxerê e destacou que este trabalho se completa com a habilidade política. “Quero destacar o apoio dos políticos que sempre olham para Xanxerê com muito carinho e aqui quero destacar o apoio do deputado federal Gervásio Silva, autor da emenda para a construção desta Unidade de Saúde. É importante ter esses homens e mulheres em todas as esferas do governo, mas também é importante ter habilidade política, ter bom relacionamento com deputados e senadores para que os recursos cheguem até o município”, destaca o prefeito.

Bortoluzzi enfatizou a economicidade na construção da obra. “Nossos engenheiros e arquitetos demonstraram muita competência na elaboração do projeto. Quanto a mais não gastaríamos se tivéssemos que contratar uma empresa para elaborar este projeto. Além do mais, um obra deste vulto gastando R$ 359 mil, é uma obra enxuta, sem exageros, mas com muita qualidade e conforto. É a competência dos nossos profissionais da prefeitura”, firma.

O prefeito esclareceu ainda que a Unidade vai iniciar o atendimento 24 horas em aproximadamente 30 dias, aguardando apenas a realização do concurso e a contratação dos médicos. “Vamos abrir o posto na próxima segunda-feira, mesmo não começando o atendimento 24 horas. Não podíamos manter essa estrutura fechada e o povo sem atendimento. Temos um médico e uma equipe que podem começar imediatamente. Assim que tivermos mais médicos abriremos 24 horas”, informou o prefeito.

O deputado federal Gervásio Silva foi convidado pela administração municipal, juntamente com o presidente da Associação de Moradores do bairro Bortolon, Vinuto Bortolotto, para cortarem a fita inaugural da Unidade de Saúde.

Gervásio Silva destacou a qualidade da obra, informando que a Unidade será referência em qualidade de atendimento. “Xanxerê está dando um grande exemplo, construindo esse moderno posto de saúde, que sem dúvida que, sem dúvida, é uma referência para muitos municípios em Santa Catarina e no Brasil”, salientou o deputado.

Estiveram presentes no evento empresários xanxerenses, moradores da comunidade e autoridades municipais, dentre elas o vereador Ivan Marques, representando o Poder Legislativo Municipal.