Servidores da Secretaria de Educação participam de capacitação sobre aplicação de recursos

A prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite de quarta-feira (06) a primeira reunião de capacitação do Programa Formação pela Escola. O Programa faz parte de uma parceria com o Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que objetiva formar servidores capazes de sugerir e acompanhar a utilização dos recursos utilizados no financiamento da Educação Básica.

Na primeira etapa da capacitação foi ministrada uma palestra pela tutora do programa junto a Secretaria Municipal de Educação, a professora Queila J. C. Cerbaro, que repassou os princípios e a programação do curso, que segue até o final do ano, através de encontros semanais.

Durante toda a capacitação serão abordados temas como o Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE, o Programa Transporte Escolar-PTE, o Programa do Livro-PLi, o Programa de Alimentação Escolar-PAE, o FUNDEB, o sistema de monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação-PDE, e bem como a aplicação e a prestação de contas dos recursos destinados a esses programas.

Inscreveram-se para participar da capacitação diretores e professores, além de profissionais ligados a administração da Secretaria de Educação.

O secretário Municipal de Educação, Feliz Dalmutt, falou da importância da capacitação para atingir o objetivo proposto pela Administração Municipal. “O prefeito Bruno tem cobrado de todos nós o comprimento das metas com maior economia, sem perder a qualidade. Capacitar os servidores sobre a correta aplicação dos recursos da educação é uma forma eficiente de envolver toda a equipe neste objetivo. Todos têm a obrigação de conhecer e zelar pela aplicação dos recursos públicos, e com todo mundo envolvido será mais fácil aplicar o dinheiro público com mais economia e qualidade”, informou o secretário.