Criada em Xanxerê a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social

No dia 30 de setembro, quinta-feira, o prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, instituiu através do Decreto nº BLB 286/2010, a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, que dará apoio ao funcionamento e fortalecerá a atuação do Conselho.

A partir da instituição da Secretaria Executiva, o Conselho Municipal (CMAS) terá um órgão de apoio técnico administrativo, que fará a assessoria às reuniões e divulgará o que for deliberado, manterá um cadastro das entidades e organizações de assistência social do município e coordenará os eventos promovidos pelo CMAS.

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, com a oficialização da Secretaria Executiva, será possível alterar o nível de gestão de assistência social e melhorar o recebimento de recursos. “Hoje a secretaria já executa todas as ações, programas e serviços de acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), que se referem ao nível de Gestão Plena, mas ainda recebemos recursos como nível de Gestão Básica. A Secretaria Executiva é uma exigência do SUAS para pleitearmos a mudança de nível e recebermos maiores recursos para administrar as políticas municipais de assistência social”, informa Neusa.

Ainda de acordo com a secretária, todos os demais Conselhos serão atendidos conjuntamente. “Junto com o Conselho Municipal de Assistência Social, serão atendidos todos os Conselhos vinculados às políticas de assistência social, como o Conselho dos Idosos, dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Bolsa Família, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Conselho de Segurança Alimentar, e todos os demais Conselhos”, acrescenta a secretária.