Xanxerê participa da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos de 10 escolas da rede municipal e estadual de Xanxerê estão participando da segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Na manhã do dia 27 de agosto, sexta-feira, a comissão municipal julgadora esteve avaliando os trabalhos das crianças.

A olimpíada foi instituída em 2008, através de parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Social Itaú, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, com o objetivo de colaborar para melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Este ano, o tema proposto foi “O lugar onde vivo” e busca a interação das crianças e jovens com o seu meio. Assim, os participantes deverão produzir textos que resgatem histórias pessoais ou da comunidade, estreitando, assim, os vínculos e aprofundando o conhecimento da realidade local.

A coordenadora de ensino da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora municipal da Olímpíada, Fernanda Laviniki Duarte, informou que a adesão e inscrição das escolas aconteceu no mês de maio. Os trabalhos passaram por uma avaliação na comissão das escolas e agora foram submetidos à comissão municipal. “A Olimpíada é um evento nacional que envolve escolas e professores. Os alunos da 4ª série do ensino fundamental ao ensino médio foram divididos por categorias, avaliados inicialmente nas próprias escolas e agora passaram por uma avaliação municipal. As categorias são: poema, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião”, informa Fernanda.

Em Xanxerê a comissão municipal, que é composta por um professor da rede municipal, um da estadual e uma pessoa da comunidade, avaliou cinco poemas, três memórias literárias, sete crônicas, e dois artigos de opinião.

“Cada categoria foi formada por alunos de séries específicas. Assim, é possível estimular as crianças a ler e escrever, participando do resgate da história da cidade e da sua própria história”, acrescenta Fernanda.

A próxima etapa acontecerá no mês de novembro, onde serão conhecidos os classificados na etapa estadual.