Escolas de Séries Iniciais em Xanxerê ultrapassam média do IDEB

A Secretaria Municipal de Educação vem acompanhando a evolução das Escolas da rede municipal em Xanxerê, especialmente aquelas que ultrapassaram a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB.

O índice de 2013 foi atingido em grande parte das metas estabelecidas em todas as etapas da Educação Básica, que envolve alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal.

Em Xanxerê, foi superada a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB para os anos iniciais, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano.

A média geral, entre as cinco escolas participantes da avaliação Prova Brasil, conquistada pelas escolas municipais foi de 6.1 quase Um ponto acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação, cuja projeção foi 5.3 para o ano de 2013. Com essa nota, as escolas municipais ultrapassaram a nota projetada pelo MEC para 2015, que é de 5.6.

Na prova anterior, realizada no ano de 2011, Xanxerê havia alcançado o índice de 5.7, enquanto que na avaliação de 2013, subiu para 6.1, ultrapassando o índice do Estado de Santa Catarina que é de 5.7.

Para a secretária Mery Cristina Cózer, esta melhora sensível é motivo para comemorar, principalmente por superar a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2015.

O resultado do IDEB foi divulgado no último dia 5 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Assim que informados sobre escola do Ensino Fundamental, Séries Finais, que estariam abaixo da meta projetada pelo MEC, à exemplo de outras regiões do país, já está sendo iniciado o trabalho local para que esta defasagem de aprendizagem, para a próxima avaliação que acontece em 2015 e o resultado divulgado em 2016, tenha resultados positivos, ou seja, alcance as metas projetadas, à exemplo do que ocorreu com as séries iniciais do 1º ao 5º ano em Xanxerê.