Famílias participam de reunião do Plano Municipal de Habitação

Famílias que residem em área de risco e vulnerabilidade social, na localidade conhecida como Curva do Basso, próximo ao bairro Monte Castelo, participaram na manhã desse dia 26, quinta-feira, de uma reunião com o prefeito Bruno Bortoluzzi, a secretaria de Desenvolvimento Social, Neusa Suzana Moscon, e as assistentes sociais da diretoria de Habitação. A reunião faz parte do cronograma do Plano de Habitação de Interesse Social de Xanxerê.

Dando continuidade ao plano de habitação da administração municipal de Xanxerê, essas famílias serão contempladas com as 12 unidades habitacionais que estão sendo construídas no conjunto Vitória, localizado no bairro Leandro.

Segundo o prefeito Bruno Bortoluzzi, as casas que estão sendo construídas com recursos próprios do município, abrigarão as famílias que atualmente estão residindo sem a mínima condição. No total são 14 famílias, porém, duas aguardarão a aprovação de um projeto de liberação de área verde que foi encaminhado à Câmara de Vereadores, para a construção das duas unidades que completarão o número de famílias. “Nós sabemos que o governo federal tem programas de habitação, mas até terminar o processo eleitoral e a posse dos eleitos, vai demorar muito tempo, por isso, com uma reserva de dinheiro da prefeitura, feita com muita economia, vamos construir 12 casas, as duas que faltam para assentar as 14 famílias serão construídas após a aprovação de um projeto que encaminhamos para a Câmara para liberação de área verde. É dinheiro do município, é uma conquista de vocês, é um direito de vocês, mas com muito esforço da equipe do social e da habitação, e com muito esforço da administração, que trabalha com muita economia”, destacou Bortoluzzi.

A secretária do Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, informou que haverão novas reuniões para preparar as famílias para o processo de mudança. “Esse trabalho é fundamental para a adaptação das famílias ao novo local, aos novos relacionamentos com os vizinhos e, principalmente, às novas regras que fazem parte do Plano de Habitação”, informou a secretária.