NOTA DE ESCLARECIMENTO

“Com relação ao fato noticiado na sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê no dia 16 de agosto de 2010, no pronunciamento do Vereador Ivan Marques na tribuna livre, o qual relatou que na Unidade Básica de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, uma enfermeira teria retirado sonda de um paciente de seis anos e teria causado dores e sofrimento ao paciente e a sua mãe, solicitando providência e sindicância para apurar os fatos.

Ressalto que, assim que tomei conhecimento das acusações contra o trabalho dos dignos profissionais da Secretaria da Saúde do Município de Xanxerê, nas primeiras horas do dia 17 de agosto, reuni o médico, a enfermeira e a técnica de enfermagem daquela unidade, para ouvir deles o que havia ocorrido com relação à este caso. Conforme relato dos profissionais, foi executada a retirada da sonda na presença da mãe do paciente, com choro por parte deste, pois o procedimento causa desconforto e dor para qualquer paciente. Garantiram ainda, que o procedimento transcorreu dentro da normalidade, motivo pelo qual não houve necessidade de comunicação do fato a administração da secretaria. Também relataram que ao término do procedimento a mãe deste agradeceu e deixou a unidade. Lembraram ainda que este atendimento havia sido realizado há 10 (dez) dias.

Após ouvir os profissionais e meus colegas de trabalho, fui convidada a participar de uma entrevista por telefone em uma emissora de rádio desta cidade para esclarecer este fato. Registro aqui que nesta mesma hora o pai deste paciente, participou da entrevista relatando a sua versão referente ao fato.

Com efeito, já no dia 18 de agosto pela manhã, a enfermeira da unidade citada, fez contato, via telefone, com o pai do referido paciente convidando-o juntamente com a sua esposa, para conversar com a equipe. Todavia, para nossa surpresa, o pai informou que não tinha nada a esclarecer.

Diante disso, reitero aqui, o meu compromisso de trabalho com a Secretaria de Saúde de Xanxerê e com esta comunidade. Também, o meu reconhecimento aos 290 profissionais que exercem a sua atividade nesta secretaria. Deste modo, continuarei acreditando sim, nas pessoas que trabalham comigo incansavelmente para fazer com que a Secretaria de Saúde possa oferecer à população xanxerense um atendimento digno e de qualidade.  O atendimento foi prestado de acordo com o que a situação demandava.

Destaco minha indignação quanto às acusações de IMPERÍCIA e DESPREPARO nos atendimentos e procedimentos oferecidos à comunidade que diariamente procuram acompanhamento nas unidades de saúde, pois, trabalhamos com uma visão também humanista de saúde, atendendo a todos com a máxima eficiência, disponibilidade e atenção.

Por derradeiro, saliento ainda, que as capacitações referentes ao trabalho dos profissionais de saúde são realizadas periodicamente, para que a comunidade tenha um serviço de excelência e respeito aos pacientes, contando com o total e irrestrito apoio da Administração Bruno e Vigo.

Xanxerenses, continuamos à disposição para outros esclarecimentos.

Xanxerê/SC, 19 de agosto de 2010

Iára Helena Callfass

Secretária Municipal de Saúde de Xanxerê”