Xanxerê discute situação do Rotativo

Em reunião realizada na Câmara de Vereadores na tarde de 16 de setembro, o prefeito Bruno Bortoluzzi, participou de uma reunião com os vereadores, com o comandante da 4ª Cia de Polícia Militar, Maj. Kassburg, o presidente da ACIX, o presidente do CDL, a diretora do Procon Xanxerê e com o diretor da empresa RD Estacionamento, ganhadora da licitação para a prestação do tão discutido serviço de estacionamento rotativo no município.

A reunião, solicitada pelos vereadores na última sessão ordinária da Câmara, teve como objetivo buscar formas para melhorar o serviço e soluções para as reclamações dos usuários apontadas pelos vereadores e trazidas à tona pela imprensa local.

Foi consenso geral que o rotativo é necessário e que vai continuar, mas que precisa de adequações, como a maior tolerância na aplicação das multas.

O presidente da Câmara, vereador Gelson Saibo, apresentou, entre outras propostas, a possibilidade do retorno ao sistema anterior, que dava a oportunidade do infrator regularizar sua situação com a compra de um bloco de cartões.

Essa proposta foi rebatida pelos presidentes da ACIX e CDL que classificaram o sistema anterior de corrupto.

O prefeito Bruno considerou a possibilidade de conceder algumas isenções, desde que sejam feitas por força de lei, dessa forma toda a população saberia quais veículos e entidades que ficariam isentas de pagar pelo serviço. Segundo o prefeito nada será realizado “por debaixo dos panos”. O que for decidido pelos representantes da população deve ficar às claras.

A principal reclamação é a falta de tolerância na aplicação das multas. Atualmente a orientadora faz a notificação e a partir daí o policial militar aplica a multa.

O Major PM Kassburg informou que apesar de pouco tempo para se manifestar, tinha em mãos números e documentos que comprovam que no sistema atual o número de multas está muito abaixo do que havia antes. Também esclareceu que são em média 150 notificações por dia, mas dessas, apenas 12 são transformadas em multas. O pouco tempo destinado para a discussão de um tema tão complexo prejudicou a manifestação do comandante da polícia Militar que apresentou seu protesto.

Como não foi possível chegar a um denominador comum foi marcada uma nova reunião para o dia seguinte, às 08h, na prefeitura, com a presença de todos.