Xanxerê propõe Manual de Arborização urbana

Em comemoração ao Dia da Árvore a Diretoria de Políticas Ambientais apresentou, na manhã de 21/09, uma proposta de arborização para a área urbana de Xanxerê, através de uma nova maneira de pensar a cidade, em que as árvores, a vegetação em geral, passe a estar presente, mas de forma harmoniosa.

A arborização urbana, além da função paisagística, proporciona outros benefícios à população, com aspectos positivos no clima e temperatura, sombreamento, redução da poluição atmosférica, manutenção da fauna silvestre e melhoria da paisagem urbana.

Segundo a diretora de políticas ambientais, Kátia Parizotto, esse conceito tem evoluído nos últimos tempos em direção da valorização da natureza, é uma tentativa promover a convivência harmônica cidade-natureza. “O aumento da consciência ambiental é notório em nosso município, porém ainda são pequenas as intervenções e ações voltadas para a preservação do meio ambiente na área urbana” completa Kátia.

A proposta apresentada ao Prefeito Bruno Bortoluzzi possibilita a orientação e a prestação de um serviço público com melhor qualidade. Neste espaço estão disponíveis as orientações sobre o licenciamento ambiental que passa a ser oferecido a sociedade. É um manual para o Manejo da Arborização Urbana de Xanxerê que norteará as ações para os próximos anos com referência ao levantamento de espécies para a arborização das principais ruas e avenidas da cidade e seus respectivos quadrantes; elaboração de cronograma para a retirada e reposição (substituição) de árvores no perímetro urbano; e acompanhamento das espécies com a manutenção e as atividades de poda. As áreas públicas da cidade foram mapeadas de acordo com as ruas principais e seus quadrantes, onde, para cada quadrante determinado, houve a delimitação da espécie e o porte de árvore a utilizar, e a indicação se o plantio será de um ou de ambos os lados da rua.

Ainda segundo a Diretora Kátia Parizotto a intenção deste trabalho é conscientizar os cidadãos da importância de preservar o meio ambiente, principalmente no que tange a arborização urbana será realizada através de ações integradas de planejamento. Num primeiro momento a proposição de um manejo integrado e a na seqüência a atualização do Código Municipal de arborização urbana, além da implantação de áreas verdes nos bairros do município.

A valorização da arborização urbana demonstra, claramente, o surgimento de uma nova mentalidade e de um novo conceito da relação cidade-natureza que seja menos antagônico e que busque mais a harmonia e a melhoria da qualidade ambiental em nosso município.