Agricultura busca R$ 100 mil para apoiar atividades de hortas comunitárias

Com a intenção de fortalecer as atividades da agricultura familiar, especialmente a atuação dos moradores dos Bairros dos Esportes e Vila Sésamo, que mantém ativa duas hortas comunitárias, é que a Secretaria Municipal de Agricultura solicitou a liberação de R$ 100 mil do governo do Estado, por intermédio do deputado estadual, Leonel Pavan (PSDB). O encontro ocorreu nesta semana, em Florianópolis.

O planejamento, com o recurso, além de manter as atividades nas hortas é construir uma estufa para o plantio de mudas de hortaliças, flores, arvores nativas e frutíferas. O prefeito Avelino Menegolla e o diretor de Agricultura, Edson Zape (Timão), estiveram com o deputado apresentando a necessidade do recurso.

– Essa verba que solicitamos vai atender as famílias que produzem alimentos para o autoconsumo e também para a venda. As hortas estão em espaços públicos, que não podem ser habitados por causa da rede elétrica de alta tensão e, por isso desse projeto, que tem ajudado muitas famílias – disse o prefeito.

As hortas proporcionam visibilidades de ações comunitárias para produção de alimentos de qualidade, bem como motivação para os envolvidos em todo o processo.

– Essas hortas servem ainda como fonte de renda para muitos moradores e alternativa nutricional também – completa o diretor de Agricultura.

O assessor do secretário, que é de Xanxerê, Olnear Cecatto também participou do encontro.

Assessoria de Imnprensa