Santur visita Xanxerê

Equipe da Santa Catarina Turismo-SANTUR, liderada pela turismóloga Rita de Cássia Viana,  estiveram em Xanxerê  na tarde do dia 24, sexta-feira , para visitar os pontos turísticos da cidade. A Coordenadora para Incentivo ao Turismo da Diretoria de Turismo da Prefeitura, Eliane Lanner, acompanhou a equipe em diversos locais. No caso da Cascata S. Manella, segundo a turismóloga Rita, não houve necessidade de visitação, pois cascatas fazem parte do roteiro das águas de Santa Catarina, portanto, é necessário apenas que se enviem fotos para registro. Outro exemplo é a Igreja da cidade e a praça central.   Ainda segundo Rita de Cássia, percebe-se que Xanxerê ainda não tem processo turístico desenvolvido, tendo como referência turistica, apenas esse dois locais, o Museu do Milho e Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi que a equipe da Santur visitou.  Mesmo sendo poucos locais, é preciso valorizar e fazer desses locais referências para receber o público.   O Museu do Milho está recebendo semanalmente visita de escolas de Xanxerê e toda a região, com passagem pelo Túnel Ecológico e Bosque do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, iniciando um roteiro que diferencia a cidade.   Segundo Eliane Lanner “os xanxerenses precisam acreditar na potencialidade cultural e turística de nossa cidade. O que para a  maioria de nós é senso comum, como por exemplo o Museu do Milho, para os turistas é um grande atrativo cultural. É valorizando esses pequenos pontos, cuidando, apoiando, se interessando e recebendo bem as pessoas de fora, que poderemos ser um ponto turistico de nosso estado”.    Uma das formas de iniciar este projeto turístico, está no Projeto Xanxerê o Melhor para Você, com  parcerias entre a  Prefeitura Municipal, CDL, ACIX e Restaurantes da cidade, num envolvimento para atrair o público regional nos setores da cultura, comércio e gastronomia. Em duas edições, houveram análises positivas de todas as partes envolvidas, resssalta a Diretora de Cultura Magda Vicini  que ” a cultura sempre se manifesta, pois é inerente ao ser humano, mas o turismo precisa da cultura, da gastronomia, da hospitalidade, da boa infra-estrutura que ofereça conforto; e principalmente, qualidade em tudo o que oferecermos”.