Prefeitura de Xanxerê promove 16ª edição da Primavera dos Museus

A Prefeitura de Xanxerê, através da secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, realizará de 27 a 30 de setembro a 16ª edição da Primavera dos Museus. Neste ano o evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), traz como tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias, alusiva ao bicentenário da Independência do Brasil”.

A abertura oficial será realizada na próxima terça-feira, dia 27, às 14 horas, no Museu do Milho Antonio Sirena com a exposição temporária ““Ara Poty” – Flor do Dia”, de Edson Ferreira, artista indígena guarani Karai Yapua (Edson Ferreira), que reside na Aldeia Ara Poty, comunidade situada na cidade de Chapecó.

De acordo com a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, a programação no Museu do Milho Antnio Sirena vai abordar uma importante reflexão sobre a Cultura Indígena e o relevante papel que tiveram desde seus primórdios e na luta pelas suas independências, “como ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país”.

A exposição ficará até dezembro de 2022 e será itinerante, passando pela Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior e Paço Municipal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA 27/09/22 – 14h

Abertura da exposição temporária “Flor do Dia” – Edson Ferreira

DIAS 27, 28 e 29/09/22

VISITA ABERTA DA EXPOSIÇÃO

Público-alvo:  Comunidade e escolas através de agendamento pelo telefone 3441-8566.

Grupo Cobaia Cênica de Rio do Sul

Local: Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior

Público-alvo: crianças e adolescentes dos SVCF (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos)

Local: Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior

Horário: 8h30 às 10h30

“Conta pra mim?” – Samuel Paes de Luna

Oficina de Teatro “Solo Narrativo” -Thiago Becker

DIA 30/09/22

Espetáculo Miguel o Cavalivreiro do País sem nome contra o Dragão Ignorâncio – (Samuel Paes de Luna e Thiago Becker).

Público-alvo: Comunidade em geral