Prefeitura e Empresários se unem em projeto pioneiro no Brasil

O uso de sacolas ecológicas no lugar das de plásticos para fazer compras em quaisquer supermercados tem agora o apoio da prefeitura de Xanxerê.

O projeto que já vem sendo discutido na cidade por empresários do setor alimentício agora será encabeçado também pela secretaria de educação do município, que deve levar às escolas a importância desta campanha. ” Queremos conscientizar todos os alunos do município sobre a importância   que esta ação tem para preservar o meio ambiente”  ressaltou Luís Pinheiro diretor administrativo de educação do município.

A partir da semana que vem uma equipe estará visitando todas as escolas da cidade onde serão exibidos vídeos e palestras sobre a importância desta substituição para o meio ambiente.

O município também deve preparar um manual de instrução para distribuir aos alunos sobre como e quando usar as sacolas ecológicas e também como será feito o manuseio dos alimentos na hora da compra. Além disso, o projeto será estendido às escolas estaduais e particulares atingindo assim todos os alunos da cidade cerca de dez mil estudantes.

De acordo com Grasiella Teo coordenadora do projeto a prefeitura deve apoiar esta ação conscientizando alunos de toda rede municipal, estadual e particular de ensino.”A princípio vamos nos focar para atingir todos os alunos e consequentemente as famílias deles.

Depois a prefeitura deve se mobilizar  para atingir outras classes da sociedade pra isso teremos apoio de outros órgãos”, acrescentou a coordenadora.

Uma reunião com outras secretarias da prefeitura como a do Meio Ambiente a de Cultura será marcada nesta semana para definir outras  ações dentro deste projeto.  Para os representantes do setor alimentício o apoio da prefeitura nesta campanha é fundamental.

“Essa idéia precisa do apoio da população   e principalmente dos órgãos municipais, já que o projeto vai atingir diretamente cada cidadão”, acrescentou Dalmor Badotti.  “As crianças tem voz ativa em casa com a conscientização delas começando na escola vamos somar forças para conseguir atingir nosso objetivo, que é extinguir o uso das sacolas plásticas nos supermercados” finalizou  Edson Marció.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa