Instituto Federal faz audiência pública em Xanxerê

A audiência Pública foi realizada no auditório da Escola Estadual Arthur Costa e Silva na noite de segunda – feira (02/03), que ficou lotado.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, começa as atividades em Xanxerê já em abril deste ano, com pelo menos cinco cursos, e deve atender de início mais de mil e duzentos alunos. Para definir quais serão os cursos, a reitora do Instituto Federal Consuelo Sielsk Santos e o pró – reitor  Marcelo Carvalho da Silva estiveram na cidade e por meio da audiência pública selecionaram algumas opções. Os cursos mais indicados pela comunidade foram os ligados ao setor da agricultura como o técnico em agroindústria citado cinco vezes e o do setor industrial, no caso o técnico em mecânica, que também foi lembrado cinco vezes. Depois de feita a audiência uma comissão técnica vai estudar os dados colhidos na cidade e constatar a real necessidade da região e  numa avaliação criteriosa vai selecionar os cinco cursos a serem oferecidos este ano.

O prefeito Bruno Bortoluzzi disse que seja qual for os cursos escolhidos a vinda do Instituto já é uma vitória. “A necessidade da região para a formação profissional é muito grande e temos muitos jovens querendo e precisando estudar. Colocamos a disposição toda equipe da Secretaria Municipal de Educação para realizar o mais rápido possível esta audiência e o início das atividades da escola. A instalação do Instituto Federal é um sonho que iniciou em 1998 e agora começa a ser concretizado em nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

Participaram da audiência representantes de diversos municípios da região e representantes de várias entidades e associações da cidade, além de professores,  estudantes e empresários. De acordo com o pró – reitor do Instituto Federal, Marcelo Carvalho da Silva  esta foi a maior audiência pública já realizada no estado de Santa Catarina, batento um recorde de 258 participantes.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.