Alunos das escolas Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol visitam radar meteorológico

Os alunos do 7º ano das escolas da rede municipal de ensino de Xanxerê Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol estiveram visitando nesta semana o radar meteorológico que está instalado na cidade de Chapecó.

A viagem técnica faz parte dos estudos do programa “Defesa Civil na Escola”, implantado nas escolas do Estado de Santa Catarina e adotado pela Secretaria Municipal de Educação para as escolas municipais do ensino fundamental II.

O radar meteorológico que fora instalado na cidade de Chapecó, após o tornado ocorrido em Xanxerê no ano de 2015, possui um alcance operacional de 200 km, com monitoramento detalhado, podendo chegar até 400 km no modo vigilância, cobrindo aproximadamente 138 municípios do Oeste e Meio Oeste catarinense, Noroeste do Paraná, Sudoeste do Rio Grande do Sul e fronteira com o Norte da Argentina, objetivando a emissão de alertas, para diminuir danos.

Ao longo do segundo e terceiro trimestre os alunos vêm estudando e se capacitando para identificar, preparar, mitigar, prevenir, responder e recuperar desastres naturais ou tecnológicos nos locais onde atuam, seja sua casa, escola, igreja ou outro local onde possam estar e consequentemente atuar de maneira correta, diante de um evento de potencial dano, seja leve ou severo.

Os alunos estavam acompanhados pelos professores de Geografia e professores de apoio. Para a professora Ingrid Scheid, que acompanhou os alunos, a visita foi importante para a compreensão dos estudantes, contribuindo para a formação dos mesmos no curso desenvolvido nas escolas, efetivando o conhecimento de que os radares são ferramentas essenciais para a previsão meteorológica de curto prazo e principalmente na emissão de avisos e alertas, amparando toda a região.

O professor Volnei Lazzari, que também esteve acompanhando os alunos, disse que o programa Defesa Civil na Escola aproxima o aluno e toda comunidade escolar das ações realizadas pela Defesa Civil.