Prefeitura de Xanxerê investe mais de R$ 3,2 milhões para inclusão de tecnologia em sala de aula

Com o objetivo de transformar e inovar as salas de aula da rede municipal de ensino de Xanxerê, a Secretaria Municipal de Educação entregou e instalou chromebooks e lousas digitais para todas as unidades de ensino do município de Xanxerê. O investimento do município ultrapassa os R$ 3,2 milhões para a inclusão de tecnologia na sala de aula com a aquisição dos Chromebooks, lousas digitais e projetores multimídia, notebooks e computadores para alunos e professores.

Na manhã desta terça-feira (22), a Administração Municipal de Xanxerê, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu imprensa e convidados para fazer a apresentação do uso das lousas digitais e chromebooks. A ação foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Cirilo Dal´Óglio.

As lousas digitais são quadros interativos e de última geração que facilitam a interação entre professores e alunos através de um quadro branco e um projetor equipado com software de toque. O quadro torna-se uma tela gigante de computador visto por toda a classe. O projetor lança a imagem do computador sobre a superfície do quadro e o professor controla todo o conteúdo através de uma caneta digital.

Já os chromebooks são um novo tipo de computador projetado para auxiliar nas tarefas de modo mais rápido e fácil e é um sistema operacional voltado ao Google, o qual disponibiliza ferramentas educacionais na web, com um dispositivo de navegação rápida.

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

A secretária de Educação, Vera Lucia Correa, disse que este é um momento muito importante para a educação do município, pois desde 2021 a secretaria busca melhorar cada vez mais a educação e o acesso à tecnologia nas unidades escolares. “Precisamos evoluir e estamos buscando melhorar cada vez mais o aprendizado de nossas crianças. Temos certeza de que as crianças vão aprender muito mais em sala de aula com o uso dessa nova tecnologia, que é ainda um facilitar para o professor e é por isso que temos certeza de que o resultado será muito positivo”.

O vice-prefeito Adenilso Biasus salientou que desde o início a Administração Municipal vem falando de gestão baseada em resultados, “e para isso precisamos de inovação e tecnologia, e as lousas vêm para somar e fazer com que possamos entregar uma educação de qualidade e contribuir para termos bons cidadãos no amanhã”.

O prefeito Oscar Martarello enalteceu que o que foi apresentado na manhã desta terça-feira é o que há de melhor na educação no mundo. “Isso não é trabalho de uma única pessoa, mas sim fruto de um trabalho em equipe. E quando se trabalha em equipe as coisas acontecem e milhares de pessoas são valorizadas, e quem ganha com isso são nossos alunos”.

Martarello acrescentou que além dos R$ 3,2 milhões em tecnologia, o investiu ainda mais de R$ 10 milhões em obras e terrenos para construção de novas unidades escolares. Como resultado desse investimento em tecnologia e inovação, na última semana, o prefeito Oscar Martarello recebeu o título de Prefeito Inovador 2022. A honraria foi concedida em razão do município usar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos pela Rede Cidade Digital (RCD).