Xanxerê será destaque com case sobre Campanha de Multivacinação durante simpósio em Florianópolis

Uma ação desenvolvida durante a Campanha de Multivacinação no mês de outubro em Xanxerê, será destaque durante o 2º Simpósio Catarinense de Imunização, na próxima semana, em Florianópolis.

O objetivo da apresentação das ações exitosas durante o simpósio é o de fortalecer e difundir as experiências, desenvolver estratégias para a aumentar as coberturas vacinais, bem como promover a interação entre municípios, gestores e profissionais da saúde.

O case, intitulado “Vacinação em jogo: o desafio é estar protegido!”, mostrará para todo o estado a campanha que foi realizada em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Xanxerê com cerca de 10 mil alunos menores de 15 anos.

Para atender às diferentes faixas etárias, os materiais educativos incluíram uma Cartilha de 0 a 6 anos e um Jogo de tabuleiro de 7 a 15 anos. A Cartilha de 0 a 6 anos consistia em um livreto com desenhos para colorir e atividades lúdicas, explicando de maneira simples a importância das vacinas para as crianças mais jovens, que ainda não são alfabetizadas. Por sua vez, o Jogo de Tabuleiro de 7 a 15 anos era um jogo interativo projetado para educar de forma divertida, incentivando as crianças a verificar se haviam tomado as vacinas necessárias, usando suas cadernetas de vacinação como guia.

A secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destaca que a ação realizada pela Prefeitura de Xanxerê teve um retorno muito positivo por parte dos alunos e também dos pais. “O material alcançou o objetivo esperado que era incentivá-los a manter a caderneta de vacinação atualizada. Nos sentimos honrados por apresentar esta ação no simpósio catarinense e mais ainda por ser destaque em nosso Estado”.