SECRETARIA DE SAÚDE DE XANXERÊ PRIORIZA CONTROLE DE DOENÇAS

Santa Catarina é o único estado brasileiro onde não circula o vírus da dengue, a afirmação é do diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Luís Antônio Silva.

“Apesar das enchentes que tem ocorrido em Santa Catarina, o quadro epidemiológico aponta para a perspectiva de não ser introduzido no estado o vírus da dengue no ano de 2009.” Mesmo assim, a preocupação com a doença não deve ser descartada, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê participou esta semana do Encontro Macroregional de Vigilância em Saúde na cidade de Chapecó onde participaram as secretarias das cidades de Chapecó, Maravilha, Palmitos e Dionísio Cerqueira.

As informações foram repassadas pelo Diretor da Vigilância Epidemiológica estadual Luiz Antônio Silva que enfatizou a importância das equipes de saúde municipais  no combate ao mosquito Aedes Aegypti e também ao alerta sobre a Febre amarela.

Neste encontro, participaram a Secretaria Municipal de Saúde Iára Helena Callfass, a Diretora de Administração de Saúde Cleci Scheibel Zanin, a técnica de Alimentos da Vigilância Sanitária Ana de Cássia de Quadros Cassol, a Enfermeira Marinês Zancanaro e a técnica Janete Rodrigues da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê.

“Xanxerê está engajada neste trabalho dando apoio a Vigilância Sanitária e Epidemiológica para continuar e aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo desenvolvido”, esclareceu a secretaria que disse ainda que as ações daqui serão uma extensão da secretaria estadual de saúde.

“Nós vamos acompanhar todas as orientações da diretoria e vigilância em saúde do estado para continuar sem focos de doenças no município e claro no estado”,

enfatizou a secretaria, que aproveitou a semana para reunir enfermeiros municipais e repassar a eles essas e outras orientações . “Muitos moradores não conhecem essa doença, já que não temos registro dela, mas não podemos ignorar este fato lembrando que o país vive em constante luta contra a dengue. Com a elevação da temperatura, estados que ainda não tem problema com a dengue passam a se prevenir, e este é sempre o melhor remédio para estas e outras doenças transmissíveis ” finalizou a secretaria.

Texto: Ana Elise Zogheib