Semana Literária: evento será marcado por concurso literário, intervenções culturais, lançamento de livro e palestras

Integrando o Projeto MP Cultural, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (21) a Semana Literária, um evento cultural que tem por objetivo incentivar a leitura e escrita levando pessoas de diversas idades a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, e consequentemente à formação de novos leitores.

A Semana Literária será realizada de 21 a 25 de agosto de 2023, contemplando atividades como Concurso Literário para escolas do município, intervenções culturais, lançamento de livro, exposição temática, palestra e arrecadação de livros, espaços de leitura em 12 unidades de saúde.

O Projeto MP Cultural visa, por meio de atividades culturais, estreitar os relacionamentos, promover a cultura em nossa cidade. A ação é uma parceria entre Ministério Público, Prefeitura de Xanxerê, Câmara de Vereadores de Xanxerê, Unoesc Xanxerê, Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Coordenadoria Regional de Educação, Serviço nacional de Aprendizagem (SENAI), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), IFSC Campus Xanxerê, 30º Batalhão de Polícia Militar, 14º Batalhão de Bombeiros Militar, DCELT Energia, Defesa Civil e Staff Soluções Inteligentes.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

22 DE AGOSTO

Intervenção Literária em Espaços Públicos (contações de história), com a palhaça Barrica, na Escola Educação Básica São Caetano – Linha Cambuinzal, às 9h e às 14h.

23 DE AGOSTO

Intervenção Literária em espaços públicos (contações de história), com a palhaça Barrica, no Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos Santa Cruz, no bairro Santa Cruz, às 9h e às 14h.

24 DE AGOSTO

Exposição temática na Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior com o tema “Tributo a Hanna Barbera” das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, através da Oficina de Desenho do Programa Municipal de Formação Artístico Cultural (PROMFAC).

lançamento do livro “Mar de Cortes”, através do projeto Elisabete Anderle da autora xanxerense Jaqueline Silveira, que atualmente reside em Joaçaba, a partir das 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior.

25 DE AGOSTO

Palestra com Dennys Garcia Xavier, tendo como tema: “Liberdade de Expressão”, no auditório do Bloco E na Unoesc Xanxerê, a partir das 19 horas.

Palestra com Perla Assunção Santos, articuladora de Redes Colaborativas da Fundação Dorina Nowill, com o tema “Formação de Leitores e acessibilidade na Literatura”, a partir das 19h, no auditório do Bloco E na Unoesc Xanxerê.

Após as palestras será realizada a divulgação dos premiados do Concurso Literário.

Com a arrecadação dos livros, de gêneros literários diversos, posteriormente serão colocados nas estantes, com exposições em Unidades de Saúde e Biblioteca Pública Municipal.