Prefeitura de Xanxerê lança programa Adote o Verde

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais, lançou na manhã desta quarta-feira (23) o Programa Adote o Verde, projeto que fará o plantio de 700 mudas de espécies como Ipês branco, amarelo e roxo, Extremosa, Manacá da Serra, Quaresmeira e Pata de Vaca.

A ação, que vai iniciar pela região central da cidade e na sequência fará o plantio nos bairros, visa aumentar a arborização nas ruas do município, garantindo um futuro mais saudável, com ar puro, clima agradável e sombra, ampliando a consciência ambiental de todos.

De acordo com o diretor de Agricultura, Valdemar Turella, as árvores serão plantadas seguindo o Código de Arborização, com plantas menores e de fácil manejo, que não comprometam a fiação elétrica, bem como o comércio, para que não haja necessidade de serem retiradas futuramente.

O Programa Adote o Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará um trabalho nas escolas da rede municipal para ampliar ainda mais a conscientização em relação à preservação do meio ambiente.

O prefeito Oscar Martarello destacou a importância da população adotar, preservar e cuidar das árvores nos arredores das residências e estabelecimentos comerciais. “Se todos abraçarem a ideia será muito melhor, pois estaremos cuidando da natureza e deixando nossa cidade ainda melhor. Por isso é tão importante a conscientização de todos, partindo pelas nossas escolas, para que nossos alunos entendam a importância do meio ambiente”.

O projeto nas escolas da rede municipal de ensino será coordenado pela responsável pelo programa de Educação Ambiental no município, Cleci dos Santos. Já o plantio das árvores será coordenado pelo engenheiro florestal, Janir De Oliveira Souza Junior.