Profissionais de saúde da SMS de Xanxerê atualizam conhecimentos sobre protocolo de manejo

Procurando sempre fortalecer os pontos sensíveis e essenciais nesta guerra contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, em parceria com a Força Nacional do SUS, realiza neste final de semana um curso de atualização do protocolo de manejo de pacientes em caso de urgência e emergência para os profissionais da rede municipal de saúde do município.

Resultado dos esforços de cooperação técnica entre o Ministério de Saúde e a Prefeitura de Xanxerê, o curso objetiva fortalecer os serviços de saúde e minimizar os danos e perdas desta grave pandemia. O curso é ministrado pelo médico intensivista Vinicius Santos Moura de Jesus, natural de Salvador/Bahia, que integra a Força Nacional do SUS de maneira voluntária.

O médico, juntamente com todos os demais membros da equipe de voluntários da Força Nacional do SUS e da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando a revisão e atualização de diversos fluxos e protocolos de atendimento, bem como promovendo a troca de experiências profissionais de maneira prática com o auxílio de bonecos modelos, gentilmente cedidos pelo SENAC.

Segundo a Coordenadora da missão da Força Nacional do SUS, Ângela Vargas, estas ações são importantíssimas, pois possibilita a formação de multiplicadores de conhecimento em um momento de carência de profissionais, “qualificando ainda mais os profissionais para as batalhas que ainda estão por vir”.