Galerias serão instaladas para amenizar alagamentos

A prefeitura de Xanxerê, por meio do setor de engenharia e obras começou os trabalhos para solucionar os problemas de alagamentos em vários pontos da cidade.

De acordo com o prefeito Bruno Bortoluzzi foi dada uma ordem de serviço há mais de cinqüenta dias para a empresa responsável pela fabricação das peças, que já começaram a ser feitas e serão instaladas na galeria pluvial da rua Irineu Bornhausen, Athanásio Antônio e Clemente Piaseski, no centro de Xanxerê.

Segundo o prefeito os alagamentos são causados há décadas no município por causa de tubulações antigas com diâmetros insuficientes e que já estão obstruídas.

De acordo com o Diretor de Engenharia da prefeitura, Paulo Ferri a galeria será construída de forma dupla com 160 metros de extensão, sendo a sua dimensão de dois metros de largura por dois de altura, o que vai dar maior vazão em épocas de chuvas intensas e amenizar o problema de alagamento que sempre ocorre no local.

” Fizemos um cálculo da bacia hidrográfica da região onde constatou – se a necessidade desta dimensão e por isso optamos por este tipo de galeria , ” disse o engenheiro.

A empresa responsável por esta obra tem cinco meses para a conclusão da galeria, que é de extrema importância para os moradores do bairro.

O valor do investimento será em torno de 840 mil reais e será feito juntamente com o recapeamento asfáltico da rua Athanásio Antônio.

A prefeitura também está com projeto para amenizar os alagamentos semelhantes na rua Olímpio Júlio Tortato, no centro, e no bairro Matinho na rua Primo Tombini.

“Nestes locais vamos instalar tubulações com dimensão maior que as já existentes,  e que devem solucionar o problema

O engenheiro informou ainda que já está em processo de elaboração o projeto para instalação de tubulação também no bairro Veneza.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Xanxerê.