Prefeitura de Xanxerê adota uso de canecas para servidores públicos

Se o copo plástico faz parte da sua rotina diária, saiba que ele é muito mais nocivo ao meio ambiente do que a gente possa imaginar. Um copo plástico leva em média 250 anos para se decompor. Pensando em diminuir o impacto ambiental e também, os gastos com a compra de copinhos descartáveis, a Prefeitura de Xanxerê acaba de colocar em prática o projeto Adote Uma Caneca.

A ideia do projeto é da servidora pública Cleci dos Santos, responsável pelo programa de Educação Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente. Incomodada com o uso excessivo de copos no setor onde trabalha, ela sugeriu ao secretário de Meio Ambiente, Rivael Sander Freschi, que fosse pensado em alguma forma de extinguir o uso de copos descartáveis e fazer uso de canecas de vidro.

Através da iniciativa sustentável, cada servidor e estagiário está recebendo uma caneca que pode ser usada e reutilizada, evitando o acúmulo de resíduos que desequilibram o meio ambiente.  O uso de copos plásticos será abolido já nas próximas semanas nas repartições públicas municipais.

“Pensamos em não fazer mais o uso de copos porque eles demoram muito tempo para se decompor, do uso ao descarte, o tempo médio de vida útil de um copo é de segundos.  A produção leva três vezes mais água do que simplesmente lavar a caneca. Além disso, vamos reduzir o impacto ambiental, porque cada servidor gasta em média cinco copos por dia. Se nós queremos um mundo mais saudável e com menos impacto ambiental, precisamos começar com pequenas ações, pequenos gestos, porque o amanhã melhor que queremos depende de cada um de nós”, salienta Cleci.

Cleci reforça que não é uma tarefa fácil, pois é preciso uma mudança de hábitos, mas o incentivo sempre vale a pena. Uma ação simples, fácil, mas com retorno positivo.

Se alguma empresa quiser adotar essa iniciativa, pode solicitar a arte da caneca de forma gratuita à Prefeitura de Xanxerê pelo e-mail imprensa@xanxere.sc.gov.br.